VÍDEO: motociclista flagra dois cavalos dentro de ônibus em Porto Alegre
19/11/2024
Registro foi feito com câmera acoplada ao capacete do motorista. Caso foi filmado na Av. Oscar Pereira. Cavalos dentro de ônibus em Porto Alegre
Um motociclista flagrou uma cena inusitada na última quinta-feira (14), em Porto Alegre: dois cavalos sendo transportados dentro de um ônibus (veja vídeo acima).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O registro foi feito com a câmera acoplada ao capacete de Rafael Bravo, que compartilhou o momento nas suas redes sociais.
"Eu sempre ando gravando. No meu dia a dia, estou na rua de moto e gravando. Mesmo que não saia nada, eu gravo sempre, porque pode surgir alguma cena inusitada, como foi esse caso", explicou o motociclista.
LEIA TAMBÉM
'Delegato' famoso no RS trata tumor nos pulmões; agente felino passa por quimioterapia
Conheça a única vinícola brasileira em lista de 100 melhores do mundo
Bairro com mais habitantes no RS tem população superior à de 93% dos municípios do estado, diz IBGE
Segundo o relato, Bravo havia acabado de visitar o Comando Rodoviário da Brigada Militar, na Av. Coronel Aparício Borges, e estava voltando para casa, no Centro, quando avistou algo que chamou sua atenção na Av. Oscar Pereira.
"Vi uma cabeça para fora no ônibus e me chamou a atenção por ser um cavalo, que não é algo habitual que a gente veja aqui na capital", relata Bravo.
Outro detalhe que chamou a atenção do morador da Capital foi a caixa de um ar-condicionado no lado de fora do automóvel: "não é tão comum também", diz.
Ao g1, os proprietários do veículo e dos cavalos disseram que tem autorização do poder público para andar com os animais no automóvel.
Fiscalização
Procurada pelo g1, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), responsável pela fiscalização do trânsito em Porto Alegre, disse que "não observa infração de circulação". O órgão afirmou ainda que "realiza vistorias apenas de veículos da frota pública (ônibus, táxis, escolares e lotações)" e que "vistorias habituais dos demais veículos incluindo modificações dos mesmos são de responsabilidade do DETRAN".
O Detran, por sua vez, afirmou que "o veículo em março de 2019, passou por vistoria em CRVA, para fins de regularização da modificação da carroceria tipo 'passageiro' para 'comércio', com apresentação do Certificado de Segurança Veicular (CSV) emitido por uma Instituição Técnica Licenciada (ITL), acredita pelo INMETRO. Na ocasião o veículo não possuía o ar condicionado ou seja, esta inclusão não foi registrada no prontuário do veículo bem como não passou por uma ITL para fins de emissão de um novo CSV".
Ainda de acordo com o departamento, o ônibus "não está registrado como veículo de transporte de animais vivos (VTAV), sendo de competência dos órgãos de fiscalização verificar se o veículo em tela está adaptado e mantido de forma a evitar sofrimento desnecessário e ferimentos, bem como para minimizar agitação dos animais, a fim de garantir a manutenção da vida e o bem estar animal".
Dois cavalos são flagrados dentro de ônibus em Porto Alegre
Divulgação/ Rafael Bravo
VÍDEOS: Tudo sobre o RS